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Alteração em anéis do pistão diminui consumo de motor

12/06/2009


 


Alteração em anéis do pistão diminui consumo de motor



Alteração em anéis do pistão diminui consumo de motor

 



Utilizando uma simulação por computador e fazendo uma experiência em um motor real, pesquisadores do MIT, Estados Unidos, descobriram uma forma de aumentar a eficiência e reduzir a emissão de poluentes em grandes motores estacionários, utilizados para geração de energia.


A experiência foi feita em um grande motor alimentado por gás natural utilizado para geração de energia em usinas, fábricas e grandes edifícios. Como esse tipo de motor funciona continuamente, os pesquisadores esperam que as mudanças tenham um impacto significativo no seu custo de operação.


Nesse tipo de motor, menos de 40% da energia contida no combustível é convertida em eletricidade, em grande parte devido à fricção, que reduz a eficiência do conjunto. Da mesma forma que num motor de carro, o motor a gás natural possui uma série de cilindros, cada um deles contendo um pistão que se move para cima e para baixo. Três anéis metálicos montados em canaletas nos pistões deslizam sobre a superfície interna do cilindro, recoberta por óleo lubrificante.


Para que suas modificações não resultassem em diminuição do atrito à custa do aumento da emissão de poluentes, os cientistas primeiro construíram um modelo de computador, capaz de analisar variações microscópicas na superfície de cada um dos componentes.


Com base no seu modelo téorico, os pesquisadores identificaram pontos onde a maior parte do atrito se origina e definiram três modificações que poderiam ajudar a reduzí-lo. Eles mudaram o formato e a inclinação do anel superior e reduziram a pressão do anel de controle do óleo.


A experiência prática mostrou o mesmo resultado previsto pela simulação em computador: o motor ganhou em eficiência e passou a consumir cinco por cento a menos de combustível. "Não é de forma nenhuma um ganho desprezível," afirma Victor W. Wong, que coordenou a pesquisa. "Isto irá resultar em uma significativa economia de combustível e redução da poluição ao longo de toda a vida útil do motor."


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